IX Ciclo de Seminários On-Line

Em 2018, mais uma vez a SBIS realiza o ciclo de seminários on-line que já está em sua 9ª edição.

As palestras são transmitidas ao vivo por webconferência. Para assistir a palestra ao vivo, basta clicar no "link para acesso on-line" presente no calendário abaixo. Você será direcionado à plataforma Webex, onde as palestras são transmitidas. Mas atenção, você só conseguirá acessar o evento, quando a transmissão for iniciada (por volta de 15 minutos antes do horário agendado).

Atenção: A ferramenta de webconferência possui um limite de 100 participantes. Garanta o seu lugar acessando a transmissão com antecedência.

 

Não pôde assistir à alguma das palestras ao vivo? Não se preocupe. As palestras são gravadas e disponibilizadas para os sócios da SBIS no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) da Diretoria de Educação. Se você ainda não é sócio da SBIS, clique aqui para tornar-se um.

 

Instruções para uso da Ferramenta Webex: Recomendamos fortemente que acesse o link de acesso ao webinar por meio de um desktop ou notebook utilizando o navegador Google Chrome. O acesso por meio de tablets ou smartphones ou utilizando outros navegadores pode apresentar erros de áudio e vídeo.

Após obter acesso à sala do webinar, caso esteja apresentando problemas de áudio, acesse no menu superior esquerdo: Communicate >> Integrated voice conferece >> Join Conference.

 

Adicione as palestras ao seu GoogleAgenda!

 

Calendário:


claudio

EMRAM - O caminho para o hospital digital da HIMSS

 

Data: 05/02/2018

 

Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)

 

Palestrante: Dr. Claudio Giulliano Alves da Costa LinkedIn Logo

 

Resumo da palestra: 

Uma pergunta comum entre os CIOs de hospitais: "Qual é o caminho para o hospital digital?". Para responder a isso, a Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) desenvolveu vários modelos de maturidade, dentre os quais destaca-se o EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model que consiste 8 estágios (0 a 7) de maturidade. O processo de avaliação da HIMSS funciona como uma acreditação hospitalar, com foco em como os sistemas estão utilizando a Tecnologia da Informação no apoio ao processo assistencial. Essa apresentação irá abordar os principais requisitos e compartilhar experiências dos hospitais brasileiros que já alcançaram o estágio 6 e 7.

 

Mini-currículo do palestrante: 

Médico, mestre em Informática em Saúde pela Unicamp. certificado em gestão de sistemas de informação em saúde pela HIMSS e também HIMSS Certified Consultant. Já atuou em hospitais, planos de saúde, empresas de TI e setor público. Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atualmente, seu desafio é liderar a FOLKS - Consultoria e Treinamento em Informática em Saúde.

 

Link para acesso on-line: clique aqui. Caso a ferramenta solicite uma senha, informe j5GHR5pv.


silvio

Data Science na área da saúde: a experiência de data science dentro de um hospital

 

Data: 12/03/2018

 

Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)

 

Palestrante: Silvio Moreto Pereira  LinkedIn Logo

 

Resumo da palestra:

Na palestra, Silvio Moreto Pereira, Data scientist que trabalha no Hospital Israelita Albert Einstein, compartilhará o processo de adoção de tecnologias de machine learning na prática clínica, introdução da cultura de data science para outras áreas, estratégias de adoção na área da saúde e dicas de como ser um healthcare data scientist.

 

Mini-currículo do palestrante: 

Bacharel em Informática Biomédica (USP) e Mestre em Bioengenharia pela Universidade de São Paulo (USP). Em seu projeto de pesquisa de mestrado, trabalhou na área de processamento de imagens e aprendizado de máquinas. Atualmente, é Coordenador Data Science no Hospital Albert Einstein.

 

Link para acesso on-line: clique aqui. Caso a ferramenta solicite uma senha, informe NDCRD3PC.


debora

Circuito Fechado de Administração de Medicamentos e a Automação da Farmácia: A Experiência do Hospital Sírio Libanês

 

Data: 02/04/2018

 

Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)

 

Palestrante: Debora Cecilia Mantovani Faustino de Carvalho

 

Resumo da palestra: 

A palestra contextualizará as motivações para a implementação de tecnologias no circuito da cadeia medicamentosa no Hospital Sírio Libanês, desde a prescrição eletrônica até a dispensação automatizada na farmácia e checagem à beira leito. A palestra comentará as ações que deram certo, e aquelas que temos ou tivemos maiores dificuldades , sejam inerentes as próprias tecnologias, processos e respectivos usuários. Será apresentado alguns resultados desta implementação como número de notificações nas etapas de processo, o investimento, e a possibilidade da redução de custos operacionais.

 

Mini-currículo do palestrante: 

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade Oswaldo Cruz - Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímica, Título de especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar – SBRAFH, Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Especialização em Gestão da Atenção a Saúde – Fundação Dom Cabral e Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Gerente da Farmácia da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês (SBS-HSL).

 

Link para acesso on-line: clique aqui. Caso a ferramenta solicite uma senha, informe SZdf6yMz.


FotoClaudiaMoro

Aplicações de Processamento de Linguagem Natural na Saúde

 

Data: 07/05/2018

 

Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)

 

Palestrante: Cláudia Moro  cv lattes

 

Resumo da palestra:

Grande parte dos dados armazenados nos registros eletrônicos em saúde estão contidos em campos não estruturados, dificultando a identificação e extração. A aplicação de métodos e técnicas de processamento de linguagem natural (PLN) pode apoiar esta atividade. Nesta palestra será feita uma introdução à PLN em narrativas clínicas, apresentando os principais temas e desafios envolvidos, como: modelagem de textos clínicos para tarefas de NLP (tagging, chunking, parsing, identificação de entidades, extração de relações), de-identificação, terminologias clínicas e anotação. Serão expostos exemplos de aplicações para identificação de comorbidades, continuidade do cuidado, critérios de elegibilidade para estudos clínicos, entre outros. Utilizando tanto métodos baseados em regras, quanto estatísticos, aplicando machine e deep learning.

 

Mini-currículo do palestrante: 

Professora titular da PUCPR no Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde, com experiência há 25 anos na área de informática em saúde. Engenheira da computação pela PUCPR com mestrado (UNICAMP) e doutorado (Poli/USP) em engenharia biomédica. Desenvolve projetos com foco em padrões de interoperabilidade entre sistemas de informação em saúde (SIS), especialmente arquétipos openEHR; sistemas de apoio à decisão clínica utilizando processamento de linguagem natural; mapeamento entre terminologias clínicas e português, integração de guidelines clínicos ao registro eletrônico em saúde; mineração de processos clínicos para avalição de conformidade; e avaliação de SIS. Realiza trabalhos em parceria com grupos de pesquisa da Université de Rennes, Bio-medical Informatics Laboratory da Univeristà di Pavia, e Philips Research North America.

 

Link para acesso on-line: clique aquiCaso a ferramenta solicite uma senha, informe NQb3k5KJ.


guilherme

Aplicações de Blockchain na Saúde

 

Data: 04/06/2018

 

Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)

 

Palestrante: Guilherme Machado Rabello  LinkedIn Logo

 

Resumo da palestra:

O Blockchain tem se popularizado por causa das criptomoedas, como o Bitcoin, sendo a plataforma que permite a transação e registro dos dados de forma segura e confiável. Diante da crescente necessidade de compartilharmos informações médicas e empoderarmos o paciente, além de trazer transparência nos dados clínicos que permitam uma maior segurança no tratamento dos pacientes, otimização de processos e criação de novas oportunidades de serviços, tem-se avaliado o potencial de uso do Blockchain na Saúde. Quais seriam algumas da suas aplicações e que ganhos podemos obter ao usarmos o Blockchain na transformação da saúde digital?

 

Mini-currículo do palestrante: 

Guilherme Machado Rabello, engenheiro pela Escola Politécnica da USP, com mais de 25 anos de experiência no setor de telecomunicações e consultor técnico de projetos para empresas do setor de radiodifusão, entretenimento, mídias digitais interativas e Educação a Distância (EAD). Desde 2011 atua na área de Saúde no desenvolvimento de soluções em Telemedicina, Inovação Médica de produtos e processos. Responde atualmente pela Gerência Comercial e de Inteligência de Mercado do InovaInCor (núcleo de inovação do Instituto do Coração-InCor e da Fundação Zerbini), sendo também membro do Comitê Executivo de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É certificado em Patient Blood Management pela associação americana Society for Advancement of Blood Management (SABM). Atua como palestrante nacional e internacional em congressos, seminários e workshops focados em Tecnologia e Inovação na área de Saúde.

 

Link para acesso on-line: clique aquiCaso a ferramenta solicite uma senha, informe 9STHZgYP.


magdala

Telehomecare: avanços da Telemedicina no Atendimento Domiciliar

 

Data: 09/07/2018

 

Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)

 

Palestrante: Magdala Novaes  cv lattes

 

Resumo da palestra:

O atendimento domiciliar se caracteriza pela distribuição dos pontos de cuidado ao paciente e a busca pelo atendimento cada vez mais personalizado. A Telessaúde se apresenta como uma estratégia importante neste contexto, representa um diferencial competitivo para as instituições e profissionais e traz benefícios para toda cadeia de cuidado ao paciente. Vamos abordar práticas digitais no atendimento domiciliar ou Homecare, e como estas estratégias beneficiam toda a cadeia de cuidado ao paciente.

 

Mini-currículo do palestrante: 

Atua em saúde digital há mais de 20 anos, coordenando e desenvolvendo projetos com ênfase em telessaúde e saúde móvel, atenção primária e saúde mental. Doutora em Bioinformática (França) e Especialista em Informática Aplicada às Organizações (França), Graduada em Ciência da Computação pela UFPE (Recife). Professora titular de Informática em Saúde do Curso de Medicina e membro da Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE. Fundadora e coordenadora do Núcleo de Telessaúde (NUTES) do Hospital das Clínicas da UFPE, membro do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde. Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Tecnologias da Informação em Saúde - TIS e Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência (INPD). Membro da atual Diretoria (2017-2018) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - SBIS e da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde - ABTms.

 

Link para acesso on-line: clique aquiCaso a ferramenta solicite uma senha, informe 8Zr6N6JM.


foto consultorio

Sistemas de Apoio à Decisão Clínica: a experiência da Unimed Recife

 

Data: 06/08/2018

 

Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)

 

Palestrante: Kleber Araujo (Hospital Unimed Recife III)

 

Resumo da palestra:

Nesta conversa serão apresentadas estratégias de apoio à decisão clínica que vêm sendo utilizadas no Hospital Unimed Recife III (primeiro hospital a alcançar o nível 7 do EMRAM HIMSS na América Latina). Serão abordados os desafios, soluções e resultados alcançados com este tipo de oferta no prontuário eletrônico que vem trazendo mais segurança e melhora nos desfechos clínicos para a população assistida. Aproveite para entrar em contato com o modelo que vem sendo aplicado por Dr. Kleber Araujo para a elaboração dos protocolos clínicos automatizados que vem ajudando a incorporar a medicina baseada em evidências através da combinação de alertas, CPOE e processos analíticos.

 

Mini-currículo do palestrante: 

Dr. Kleber Araujo é médico atuante, com residência e mestrado em Medicina Interna. Há vinte anos participa de projetos na área de saúde digital, com especial enfoque para implantação de redes de telemedicina, promoção de melhores práticas no uso do prontuário eletrônico e inovação em soluções móveis para a saúde. Trabalhou no eHealth Strategy Office da University of British Columbia no Canadá e atualmente trabalha como CMIO do Hospital Unimed Recife III onde participou ativamente dos processos que levaram a alcançar o nível máximo do EMRAM da HIMSS.

 

Link para acesso on-line: clique aqui. Caso a ferramenta solicite uma senha, informe 3tMBSKF3.


sabbatini

Os Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais nos Sistemas de Informação em Saúde

 

Data: 17/09/2018

 

Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)

 

Palestrante: Prof. Dr. Renato Sabbatini

 

Resumo da palestra:

Recentemente, o Executivo do Governo Federal promulgou uma nova lei aprovada pela Câmara e Senado, a 58/2018, a LGPDP (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), muito dura e restritiva, que causará uma verdadeira revolução nas práticas de proteção de dados no Brasil, podendo levar a multas pesadíssimas aos violadores de suas normas, chegando a 5% do faturamento bruto da empresa responsável. Os impactos sobre a área de saúde serão extensos e aumentarão muito os custos de processamento e armazenamento de dados para todo mundo. Nesta palestra serão analisados em mais detalhe algumas das posturas e dispositivos previstos na LGPDP e seus impactos nos sistemas de informação em saúde, especialmente os relativos à certificação de softwares e processos quanto às garantias de segurança da informação, proteção e confidencialidade de dados pessoais e de saúde. O excesso de segurança poderá prejudicar uma tendência fundamental para os prontuários eletrônicos, que é a interoperabilidade (troca de informações) entre sistemas heterogêneos e também a elaboração de dados agregados, e seu uso secundário, como notificações compulsórias, epidemiologia, entre outros.

 

Mini-currículo do palestrante: 

O Prof. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini é um dos maiores e mais respeitados especialistas em tecnologias de informação em saúde, estando ativo como pesquisador, professor e consultor há quase 50 anos. Foi um dos fundadores e presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e um dos fundadores e vice-presidente do Instituto HL7 Brasil, e é Founding Fellow da International Academy of Health Sciences Informatics. Entre seus campos de interesse está a segurança da informação em saúde, e é auditor líder certificado ISO-27.001 e vice relator do grupo GT4 de Segurança de Informação em Saúde da ABNT.

 

Link para acesso on-line: clique aqui. Caso a ferramenta solicite uma senha, informe F6yJF3cg.


Marcia

Health 4.0: Os desafios para proporcionar aos consumidores da saúde digital uma experiência única de forma segura e humanizada

 

Data: 22/10/2018

 

Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)

 

Palestrante: Márcia Ito

 

Resumo da palestra:

Estamos vivendo a quarta revolução industrial que estimula a digitização e integração de cadeias de valor e produtos e/ou serviços. Nela a tecnologia da informação e seres humanos estão conectados interagindo em tempo real. Na área da saúde esta nova era é chamada de Health 4.0 ou Saúde digital, na qual o papel de cada um dos atores do ecossistema, incluindo o paciente, cuidadores e familiares, são importantes para que se tenha sucesso no tratamento e no bem estar de todos os envolvidos. Os serviços são entregues e desenvolvidos com a tecnologia e assim é preciso assegurar de que o paciente possa usufruir de modo seguro e ativo os serviços a ele oferecidos na área da saúde. Não é apenas proporcionar uma experiência única ao paciente, mas que este consiga com os novos serviços de saúde possa ter controle de sua saúe de forma segura e ao mesmo tempo sentir-se assistido como ser humano. O objetivo desta palestra é discutir a indústria 4.0 e as suas implicações no Health 4.0, principalmente em relação aos desafios que existem para proporcionar uma experiência única ao paciente de forma segura e humanizada.

 

Mini-currículo do palestrante: 

Márcia Ito é Médica (EPM - UNIFESP), tecnóloga em processamento de dados (FATEC-SP), doutora e mestre em engenharia elétrica (EPUSP). É pesquisadora da IBM Research Brazil, professora da FATEC-SP e orienta no programa de mestrado do IPT. É Secretária Regional São Paulo Leste da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), membro do comitê gestor da Comissão Especial de Computação Aplicada a Saúde da SBC, membro da diretoria estendida da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), membro do Grupo de Interoperabilidade da Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde da ABNT. Ministra palestras em Institutos de Pesquisas, Faculdades, Empresas e Eventos diversos. Foi Coordenadora da Comissão Especial de Computação Aplicada a Saúde da SBC, Membro da Diretoria da SBIS, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ciências de Serviço do Centro Paula Souza, assessora científica da Íntegra Medical e de informática em saúde no Departamento de Informática da SES-SP. Foi Analista de Negócio na Roche – Industrias Quimicas e Farmacêuticas. Foi coordenadora do curso de Bacharelado de Sistemas de Informação da FIAP. Foi Analista de Requisitos no projeto da Motorola junto a Policia Militar do Estado de São Paulo. Foi consultora em Engenharia de Software principalmente em adaptação de processos de desenvolvimento de software e qualidade de software em diversas empresas. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Informática Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Programas de Gestão Populacional, Inteligência Artificial aplicada a Saúde, Epidemiologia Clínica & Ciência de Dados, Engajamento e Aderência de Pacientes, Sistemas Conversacionais Inteligentes e Extração do Conhecimento (Knowledge Engineering).

 

Link para acesso on-line: clique aqui Caso a ferramenta solicite uma senha, informe JPXesuMH.


jussara

SNOMED CT: a nova buzz word. O que ela vai mudar?

 

Data: 05/11/2018

 

Horário: 20:00 às 21:30 (horário de Brasília)

 

Palestrante: Jussara Macedo

 

Resumo da palestra:

Nesse webinar vamos falar sobre a SNOMED CT, a mais completa terminologia de saúde para computadores, um componente necessário para o Registro Eletrônico de Saúde (RES) e para que os sistemas de informações de saúde poderem ser utilizados em sua total capacidade, apoiando os processos de decisão e cuidados de qualidade aos cidadãos, facilitando as trocas de informações dentro do sistema de saúde e a descoberta de novos conhecimentos. O webinar pretende apresentar de forma sintética a estratégia do CENTERMS (Centro Nacional de Distribuição da SNOMED CT e seus derivados no pais) e, em seguida, descrever quais são os casos de uso, os passos e as etapas para a implementação bem sucedida da SNOMED CT.

 

Mini-currículo do palestrante: 

Jussara Macedo Pinho Rotzsch é médica psiquiatra e geek, trabalha com informática em saúde há mais de duas décadas, tendo trabalhado nos principais projetos de padronização de informações na saúde com a finalidade de possibilitar a interoperabilidade semântica entre os diversos sistemas de saúde existentes e na criação de uma infoestrutra que permita que dados sejam transferidos e reutilizados na produção de novos conhecimentos e nos processos de saúde, facilitando a tomada de decisão e a continuidade dos cuidados aos pacientes através do sistema. Foi uma das modeladoras e implantou a TISS, que já há dez anos é o padrão na saúde suplementar e é uma das consultoras especialistas em padrões e terminologias da arquitetura de e-Saúde no Brasil. Na ultima década tem advogado a adoção do modelo openEHR e da terminologia SNOMED CT como fundações da arquitetura de e-Saúde para o país e, no momento, é consultora do MS na adoção da SNOMED CT no país.

 

Link para acesso on-line: clique aqui  Caso a ferramenta solicite uma senha, informe y9waaJXN.