Newsletter nº 08

Publicado em 11/10/2016.

SBIS Cria um Grupo de Interesse para Empresas (GI Empresas)

No dia 05/07/2016, foi assinado por 20 membros da SBIS o requerimento para criação do Grupo de Interesse para Empresas que tem por objetivo a discussão de temas de interesse na a área de informática em saúde, bem como a troca de informações para superação dos desafios técnicos da área. Até o momento, 63 membros participam do grupo e estão sendo sugeridos temas para início dos trabalhos. Se sua empresa tem interesse em participar do GI Empresas, solicite sua inclusão pelo e-mail: gi.empresas@sbis.org.br

Formulário para associação à SBIS está disponível novamente

O Formulário de inscrição para associação à SBIS está disponível novamente no site da SBIS. Associe-se e ganhe desconto na inscrição para o CBIS.

Ministério da Saúde aprova implantação do Conjunto Mínimo de Dados (CMD)

No dia 25/09/2016 foram assinadas duas resoluções, sendo a primeira responsável por instituir o CMD e a segunda por instituir o Comitê Gestor da Estratégia E-Saúde.

Municípios de todo o país têm até 60 dias para adotar o prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde

No dia 06/10/2016, o Governo Federal estabeleceu que todas as unidades de saúde deverão adotar o sistema e-SUS AB até o dia 10 de dezembro. Postos de saúde que não implantarem o sistema dentro do prazo, perderão recurso federal. A implantação do sistema trará benefícios como o acompanhar do histórico de saúde do paciente e verificação em tempo real da disponibilidade de medicamentos.

Instruções para apresentação de trabalhos no CBIS 2016

Atenção: Aos que forem apresentar trabalho no CBIS 2016, é necessário que pelo menos um dos autores do trabalho esteja inscrito no evento até dia 31/20/2016.
Caso você vá apresentar algum trabalho no CBIS 2016, veja também as instruções para apresentação de trabalhos.

HIMSS Brasil Edição 2016

Nos dias 04, 05 e 06 de outubro ocorreu o HIMSS Brasil Edição 2016 com a participação de John H. Daniels (Vice Presidente Global da HIMSS Analytics). O evento contou ainda a participação da Dra. Beatriz Leão e do Dr. Cláudio Giuliano, membros da diretoria da SBIS. Os locais escolhidos para sediar o evento foram o Hospital Sírio Libanês, Hospital Samaritano e Hospital Albert Einstein.

No primeiro dia do evento, o principal tema abordado foi o Circuito Fechado do Medicamento e seus benefícios, contando com apresentações de casos de sucesso de implantação do circuito no Hospital Sírio Libanês, Hospital Márcio Cunha, Hospital Unimed Recife III e Hospital Privado de Córdoba (Argentina).

Já no segundo dia do evento, o principal tema abordado foi a gestão documental, apresentando casos de sucesso no Hospital Samaritano, Hospital São Camilo, Hospital 9 Julho, Hospital do Idoso Zilda Arns e Hospital Sírio-Libanês.

Por fim, no terceiro dia do evento, o principal tema abordado foi a gestão de qualidade para melhoria da assistência com as apresentações dos casos de sucesso do Hospital Albert Einstein, Hospital do Coração (Hcor), Unimed Ceará e Hospital Italiano de Buenos Aires. (Argentina).

Hospital Innovation Show

Nos dias 27 e 28 de setembro ocorreu em São Paulo o Hospital Innovation Show (HIS). O evento contou com as conferências Saúde Business e MedTech, Simpósio de Liderança Clínica, CFO Summit e Consulado Americano.

Houve ainda o Hackathon Hack4Health que consiste em uma competição de desenvolvedores, profissionais e startups com o objetivo de resolver odesafios do sistema de saúde.

A grande novidade do evento foi o iHub, um showcase de interoperabilidade, inédito no Brasil, criado pelos Profs. Marivan S. Abrahão e Renato M.E. Sabbatini e realizado com a colaboração do Instituo HL7 Brasil, Instituto Edumed e Live Heathcare Media. O showcase consistiu em uma demonstração de interoperabilidade de informações entre diferentes Sistemas de Informação em Saúde.

O intercâmbio de informações simulou a atenção a um paciente típico por diferentes provedores de saúde (consultório médico, clínica de medicina diagnóstica, operadora de sistema de saúde, etc.) que geram, transmitem e acessam informações de saúde deste paciente. Para que as informações pudessem ser trocadas entre os sistemas heterogêneos, utilizou-se o padrão HL7, um barramento comum para intercâmbio de dados (Mirth) e um identificador único para o paciente ao longo de toda a simulação.

Veja um tutorial on-line gratuito sobre interoperabilidade entre sistemas de informação e saúde, pelo Instituto HL7 e Instituto Edumed.

Programação CBIS 2016

O CBIS 2016 marca os 30 anos da SBIS e contará com tutoriais, palestras, simpósios, painéis, demonstrações, seções orais e pôsteres.

Medinfo 2017 - SBIS e colegas chineses compartilham experiências

No dia 23/09/2016, a SBIS recebeu os colegas chineses Xu Chang Shui, Shen Canhuang e Chen Jiangshi, membros do Xiamen Municipal Bureau of Science and Technology, China. O objetivo da visita foi compartilhar a experiência brasileira com a realização do Medinfo'15 em São Paulo.

IHE Brazil Webinar Series

Começou ontem (10/10/2016) a série de seminários oferecida pelo IHE Brasil em parceria com o IHE International. A série contará com 3 seminários cujo o tema será Introdução aos perfis de integração IHE sobre infraestutura de TI. Ainda dá tempo de se inscrever!