Newsletter nº 09

Publicado em 25/10/2016.

Início das discussões no GI Empresas

O Grupo de Interesse para Empresas (GI Empresas) na SBIS deu início à discussão de temas em alta na área de informática em saúde. O grupo, que já conta com mais de 40 membros, realizou uma votação preliminar para a seleção de três assuntos de interesse na área.

Os temas escolhidos foram interoperabilidade, Sistemas de Apoio à Decisão Clínica, inteligência artificial e Data Science aplicados à saúde. As discussões serão realizadas principalmente por encontros periódicos entre os membros do grupo por meio de webconferências.

Outros temas, como segurança do paciente, certificado digital, certificação de S-RES e telessaúde, também serão abordados em discussões posteriores.

Se você deseja participar do GI empresas, entre em contato pelo email gi.empresas@sbis.org.br

Divulgue vagas de emprego da sua empresa no site da SBIS

Se sua empresa possui uma vaga de emprego associada à área de informática em saúde, você pode divulgar essa vaga no site da SBIS. Se estiver interessado, entre em contato pelo email comunicacao@sbis.org.br.

Novos hospitais brasileiros certificados EMRAM Nível 6

Novos hospitais receberam o certificado EMRAM Estágio 6 da HIMSS: Hospital São Camilo Unidade Santana, Hospital São José e Hospital Santo Antônio, ambos da Beneficência Portuguesa de São Paulo, e o Hospital Márcio Cunha da Fundação São Francisco Xavier de Ipatinga, Minas Gerais. Os prêmios foram entregues durante o HIMSS Brasil Edição 2016.

O EMRAM consiste em um modelo de adoção de Prontuário Médico Eletrônico que avalia o progresso (do nível 0 ao 7) de um hospital quanto à adoção desses sistemas.

Os hospitais Beneficência Portuguesa e São Camilo integram agora o grupo de hospitais brasileiros EMRAM Nível 6 que já contava com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Idoso Zilda Arns, Hospital Santa Paula, Hospital Unimed Volta Redonda, Sociedade Hospital Samaritano, Hospital Sírio Libanês e Hospital Unimed Recife III.

Conheça a Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde da ABNT

A Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde (ABNT/CEE-078) é uma comissão específica da ABNT para a área de informática em saúde e consiste em um espelho do comitê ISO/TC-215 - Health Informatics.

A comissão é composta por quatro Grupos de Trabalho (GT): GT1 - Arquitetura, GT2 - Interoperabilidade e Dispositivos, GT3 - Conteúdo Semântico e GT4 – Segurança da Informação e do Paciente.

Este ano, a CEE-078 publicou novas normas incluindo a ABNT/NBR 16472-1:2016 cujo objetivo é estabelecer um conjunto mínimo de informações que devem fazer parte do sumário de alta para continuidade do cuidado ao paciente.

Foram ainda publicadas as normas ABNT/ISO/TS 17439:2016 (Desenvolvimento de termos e definições para glossários de informática em saúde), ABNT/NBR/ISO 18104:2016 (Estruturas de categorias para a representação de diagnósticos de enfermagem e ações de enfermagem em sistemas de terminologia), partes 1, 2 e 3 da ABNT/NBR/ISO 22600:2016 (Gerenciamento de privilégios e controle de acesso), ABNT ISO/TS 21298:2016 (Papéis funcionais e estruturais) e ABNT/NBR/ISO 21091:2016 (Serviços de diretório para prestadores de serviços de saúde, sujeitos do cuidado e outras entidades). 

Grupo de discussão dos profissionais cpTICS

Paulo Rades, profissional certificado pelo cpTICS desde janeiro de 2015, criou uma lista de discussão para reunir os demais profissionais certificados. O grupo tem o objetivo de unir esses profissionais para que se conheçam e troquem experiências, bem como para que contribuam para a divulgação da certificação pelo cpTICS.

Caso você seja um cpTICS e ainda não esteja no grupo, solicite a sua inclusão na lista enviando um email para radespaulo@gmail.com.

Notícias da ANS sobre o TISS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou recentemente a CE 6516, onde informa que o Componente de Comunicação do Padrão TISS, versão 03.03.01, publicado em 30/09/2016, continha referências indevidas à versão 03.03.00 no código de algumas mensagens. O Componente foi ajustado e já se encontra disponível no site da ANS. Orienta, assim, que se faça o download do novo arquivo do Componente de Comunicação versão 03.03.01.

A ANS divulgou ainda a CE 6616, onde informa que o envio dos dados à ANS na nova versão do Padrão TISS – 03.03 só deverá ser feito a partir de 01 de dezembro de 2016, mesmo que a operadora esteja apta a enviá-los antes desta data. A partir de 01 de dezembro de 2016 não serão aceitos dados enviados em versões anteriores.