Newsletter nº 16

Publicado em 10/02/2016

SBIS
__________________________________________________________________________________________________________________________

Linhas de Pesquisa em Informática em Saúde

A diretoria de educação realizou um levantamento dos grupos de pesquisa CNPq que trabalham com informática em saúde.

A lista é dividida em duas categorias: "grupos de pesquisa específicos de informática em saúde" e "grupos de pesquisa que possuem linha(s) de pesquisa relacionadas à informática em saúde".

Se você trabalha em um grupo de pesquisa em informática em saúde e o mesmo não consta na lista, por favor, nos informe pelo contato educacao@sbis.org.br.

Grupo de Discussão da SBIS

Faça parte do grupo de discussões da SBIS!

O grupo possui mais de 700 membros que atuam na área de informática em saúde e, frequentemente, discutem assuntos pertinentes a diversos temas da área.

Acesse a lista de discussões da SBIS no Google Groups e faça sua inscrição.

Brasil
__________________________________________________________________________________________________________________________

Prontuário Eletrônico chega a 57 milhões de brasileiros

Após o prazo de 60 dias dado pelo Ministério da Saúde (MS) em outubro de 2016, 92% dos municípios responderam à chamada do e-SUS AB para informar a implantação do Prontuário Eletrônico ou justificar a não implantação, segundo balanço apresentado pelo MS.

Ainda segundo o balanço, o Brasil agora conta com 11.112 Unidades Básicas de Saúde com sistema informatizado, em 2.060 municípios.

Nova Política da Segurança da Informação e Comunicações - POSIC do Ministério da Saúde

Por meio da portaria Portaria Nº 271, de 27 de janeiro de 2017, o Ministério da Saúde estabeleceu uma nova Política da Segurança da Informação e Comunicações.

Um dos principais objetivos da política é “estabelecer diretrizes, a serem seguidas pelo MS no que diz respeito à adoção de normas e procedimentos relacionados à segurança da informação e comunicações”.

Ministério da Saúde lança a integraMS

O Ministério da Saúde lançou no dia 07 de fevereiro de 2017 sua nova intranet chamada IntegraMS, cujo objetivo é integrar os usuários da Secretaria de Comunicação Social do Ministério da Saúde (ASCOM) e o Departamento de Informática do SUS (DATASUS)..

Internacional
__________________________________________________________________________________________________________________________

Verificações de interações gene-droga começam a se expandir em prontuários eletrônicos

O uso de um novo recurso de Suporte à Decisão Clínica (CDS) começa a se expandir nos Prontuários Eletrônicos: a verificação de interações gene-droga.

Conheça o Clinical Pharmacogenetics Implementation Consortium (CPIC) e seus guidelines que apresentam as interações gene-droga já identificadas atualmente.

O CPIC ainda possui um grupo de trabalho em informática que busca promover o uso de seus guidelines em Prontuários Eletrônicos por meio de CDS.

HITRUST: Um consórcio que ajuda a identificar e mitigar ameaças à segurança da informação em saúde

Foi formado, nos EUA, um consórsio chamado HITRUST composto por interessados em uma melhor segurança da informação em saúde.

O principal objetivo do HITRUST é fazer um levantamento das ameaças cibernéticas na indústria e agrupá-las em um catálogo compartilhado com indicações de ações de mitigação.

NIST publica relatório a respeito dos riscos da prática de copy/paste em Prontuários Eletrônicos

Em janeiro de 2017, o National Institute of Standards and Technology (NIST) publicou um relatório sobre os riscos que a prática de copy/paste em prontuários eletrônicos pode trazer ao processo de assistência à saúde.

As ameaças incluem erros de faturamento (devido à cópia indevida de procedimentos não realizados) e até mesmo danos ao paciente (devido, por exemplo, à cópia de informações desatualizadas).

O relatório ainda apresenta recomendações para evitar que essa prática, frequentemente associada à ganho de efeciência pelos profissionais de saúde, possam causar problemas para a organização e seus pacientes.

Academia
__________________________________________________________________________________________________________________________

17º Workshop de Informática Médica abre chamada para submissão de trabalhos

Estão abertas as submissões para trabalhos no 17º Workshop de Informática Médica (WIM).

O WIM é um evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CBSC) que, em 2017, ocorrerá em São Paulo, no período de 3 a 6 de julho.

O WIM é um evento realizado pela Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) e tem como objetivo "reunir pesquisadores, estudantes, professores, profissionais e empresários interessados em aplicações da Computação na área de Saúde".

A data limite para submissão de artigos é 12 de março de 2017.

Chamadas para Submissão de Trabalhos:

X Workshop on Agents Applied in Health Care. Deadline para submissão: 13/02/2017.
International Conference on Digital Health 2017. Deadline para submissão: 13/02/2017.
AMIA 2017 Annual Symposium. Deadline para submissão: 03/03/2017.
17º WIM - Workshop de Informática Médica. Deadline para submissão: 12/03/2017.
Radiological Society of North America (RSNA) Annual Meeting. Deadline para submissão: 12/04/2017.

Artigos recentes:

Divulgações
__________________________________________________________________________________________________________________________

Próximos eventos e cursos apoiados pela SBIS


Curso de Especialização em Informática em Saúde
Entidade realizadora: Hospital Sírio Libanês.
Data de Início: 17/03/2017. 
Data de Término: 26/01/2018. 
Cidade: São Paulo, SP, Brasil.

PEP e digitalização - Enfoque na integridade e segurança dos dados
Entidade realizadora: LRMG realidade em auditoria.
Data de Início: 03/06/2017.
Data de Término: 03/06/2017.
Cidade: São Paulo, SP, Brasil.