Newsletter Edição nº32

Publicado em 17/11/2017 

 

SBIS
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

SBIS lança processo de avaliação de conformidade para o PIUBS do Ministério da Saúde

Com o objetivo de informatizar as 42 mil UBS brasileiras, o Ministério da Saúde lançou no último dia 31 de outubro o PIUBS - Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (veja notícia mais abaixo nesta newsletter).

Visando estabelecer critérios mínimos de qualidade para os sistemas de Prontuário Eletrônico a serem utilizados pelas UBS, a SBIS definiu, em parceria com o Ministério da Saúde, um conjunto mínimo de requisitos a serem contemplados pelos referidos sistemas, cuja adoção será verificada por meio de um processo de avaliação de conformidade realizada por auditoria.

Este processo de avaliação de conformidade tem como objetivo garantir que um conjunto mínimo de requisitos (com foco na segurança da informação) seja atendido para responder à necessidade de implantação em larga escala de sistemas de Prontuário Eletrônico em todas as UBS do País.

Os requisitos definidos na avaliação de conformidade não são equivalentes ao bem estabelecido processo de Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde SBIS-CFM, voltado para, entre outros objetivos, possibilitar a exclusão de documentos em papel, finalidade esta que o processo de avaliação de conformidade  não atende.

Saiba mais
 

Reserve já em sua agenda: de 01 a 04/10/2018 tem CBIS em Fortaleza!


A SBIS, com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará o CBIS 2018 - XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde de 01 a 04 de outubro de 2018 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Trata-se do mais tradicional evento da área na América Latina, realizado a cada dois anos desde sua primeira edição em 1986.

O CBIS 2018 irá reunir profissionais, gestores, acadêmicos, empresas e universidades, fornecedores e usuários, tanto do setor público como privado, para debater o potencial transformador da informática para as instituições e profissionais de saúde e, sobretudo, para o paciente.

Contemplando keynotes internacionais, painéis, workshops, demonstrações e apresentações de artigos e pôsteres, a programação do CBIS 2018 contará com temas em mais de 30 segmentos da área, como prontuário eletrônico, gestão estratégica, soluções para o setor público e privado, capacitação profissional, padrões de interoperabilidade e aplicações móveis, entre outras, o que proporcionará ao congressista a oportunidade de assistir a palestras específicas dentro de sua área de interesse, assim como conhecer soluções voltadas a tais segmentos.

 

Brasil
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Ministério da Saúde institui o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde - PIUBS

O Ministério da Saúde instituiu o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde, através da Portaria nº 2.920, de 31 de outubro de 2017 e abriu CREDENCIAMENTO com o objetivo de contratar empresas para implantação de prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio de solução de solução que contemple os serviços de conectividade, disponibilização de hardware e software, manutenção de equipamentos de TI, treinamento dos profissionais de saúde e suporte técnico contínuo para uso do Prontuário Eletrônico.

O credenciamento será realizado por município e os interessados deverão apresentar as soluções para todas as UBS pertencentes aquele município.

Saiba mais
 

Núcleo de Telessaúde do HC-UFPE comemora 14 anos

O Núcleo de Telessaúde (Nutes) do Hospital das Clínicas da UFPE comemorou 14 anos de existência no dia 31/10/2017. O Nutes do HC-UFPE foi o primeiro projeto de e-saúde implantado num hospital-escola público no Brasil.

A comemoração contou com um evento na sede do Nutes e teve a presença de membros do Ministério da Saúde, da equipe de governança do hospital e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE). Magdala Novaes, coordenadora do Nutes, destacou os objetivos e principais ações desenvolvidas ao longo destes 14 anos, na aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na área de saúde.

Saiba mais
 

Hospital de Clínicas de Porto Alegre recebe certificado de honra ao mérito pelo uso de Business Intelligence

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre recebeu um certificado de honra ao mérito pelo uso de um sistema de Business Intelligence (BI) no gerenciamento de dose de pacientes. A certificação foi entregue aos físicos médicos do HCPA, durante o International Joint Conference RADIO 2017, realizado em setembro, em Goiânia.

Os autores do trabalho desenvolveram painéis que permitem visualizar atividades e estimar as doses recebidas por pacientes durante exames de medicina nuclear, de forma a verificar se estavam aderentes aos protocolos estabelecidos pelo serviço de medicina nuclear.

A adoção da solução permitiu a redução na dose dos pacientes ao longo do tempo, contribuindo para a proteção radiológica destes e da equipe de trabalho, além da redução dos custos com insumos.

Saiba mais
 

Ministro da Saúde afirma que economizará 20 bilhões de reais com informatização

Durante o encerramento do Healthcare Innovation Show 2017, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que a informatização do SUS é a prioridade de sua gestão e que será possível economizar cerca de R$ 20 bilhões com a com a integração de informações de saúde em nível municipal, estadual e federal.

O ministro ainda informou que estão sendo investidos R$ 1,5 bilhão por ano para a formulação do DIGISUS, uma plataforma digital que reúne todos os sistemas do SUS (Sistema Único de Saúde).

Saiba mais
 

Academia
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre concurso para Professor Adjunto A

Está aberto concurso público para 01 vaga de Professor Adjunto A, Dedicação Exclusiva, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Informática, localizado no Centro Politécnico em Curitiba.

As inscrições estão abertas no período de 24/10/2017 a 22/11/2017.

O concurso aceita candidatos em uma das seguintes áreas (a ser escolhida no momento da inscrição):
1. Sistemas de Informação em Saúde;
2. Interação Humano-Computador;
3. Inteligência Artificial;
4. Informática na Educação;
5. Computação de Alto Desempenho e Arquitetura de Computadores.

Saiba mais
 

Artigos recentes: