Newsletter Edição nº30

Publicado em 28/09/2017 

 
 

SBIS
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Ministro da Saúde fala sobre a estratégia e-Saúde para o Brasil na abertura do eSAÚDE & PEP 2017


O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve na cerimônia de abertura do Congresso Internacional eSAÚDE & PEP 2017 da SBIS e apresentou o status atual da estratégia de eSaúde para o Brasil. O ministro ressaltou a importância e os desafios para a informatização do SUS.

O congresso contou com um excelente conteúdo que abordou temas atuais e relevantes na área de informática em saúde, tais como segurança da informação, big data em saúde, interoperabilidade, mobilidade e formação de recursos humanos.

Após o encerramento do eSAÚDE & PEP 2017, a presidente da SBIS, Dra. Beatriz de Faria Leão, deu uma entrevista ao Grupo Mídia em que ressaltou a importância que a área de eSaúde tomou no país, especialmente com o projeto de informatização do SUS.

Veja ainda a entrevista de Marcelo Lúcio da Silva e Luis Gustavo Kiatake durante o evento.

Saiba mais
 

Cinco novos profissionais são aprovados no exame cpTICS

 

Cinco novos profissionais foram aprovados no exame para obtenção do certificado profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (cpTICS), realizado durante o eSAÚDE & PEP 2017, em São Paulo. O objetivo do cpTICS é reconhecer as competências essenciais do profissional de informática em saúde através da atribuição de um certificado.

A SBIS parabeniza aos mais novos profissionais cpTICS:

  • Bruno Souza de Oliveira
  • Elton Mota de Souza
  • Flavio Exterkoetter
  • Rafael Felipe Spier
  • Tiago Frigini
Saiba mais
 

Próximo webinar do VIII Ciclo de Seminários será sobre Computação Cognitiva em Saúde

 

Brasil
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Consulta pública: Modelo de Informação do Sumário de Alta e do Registro de Atendimento Clínico

O Comitê Gestor da Estratégia e-Saúde está iniciando um processo de padronização de documentos clínicos, visando à implementação do Registro Eletrônico de Saúde (RES). Dessa forma, no dia 12 de setembro, foram submetidos à consulta pública os modelos de informação do Sumário de Alta e do Registro de Atendimento Clínico.

O objetivo dos documentos é estabelecer as bases conceituais para a interoperabilidade de sistemas de informação no âmbito da Estratégia eSaúde, garantindo a continuidade do cuidado do indivíduo. A consulta pública estará aberta até o dia 28 de setembro de 2017.

Para dúvidas e informações sobre a consulta pública, envie um e-mail para: documentosclinicos@saude.gov.br

 

CGSI/MS realiza palestra sobre avanços do CMD

No dia 05/09, a Coordenação-Geral de Sistemas de Informação (CGSI/DRAC/SAS/MS), responsável pelo Conjunto Mínimo de Dados (CMD) da Atenção à Saúde, realizou uma palestra por meio de uma transmissão ao vivo pelo Facebook.

O objetivo da palestra foi apresentar os avanços da iniciativa CMD, parte da estratégia de e-Saúde para o Brasil. A palestra foi ministrada por Michael Luiz Diana de Oliveira e está disponível na página do CMD no Facebook.

O CMD é uma base de dados padronizada de natureza administrativa, clínica e demográfica que contém um núcleo mínimo de informações referentes a cada contato assistencial, servindo de subsidio para gestão,planejamento e avaliação da rede assistencial e serviços de saúde, bem como para investigação epidemiológica e clínica.

 

Snomed CT fecha parceria com Google, Microsoft e IBM Watson

Don Sweete, CEO da Snomed CT, afirmou durante uma palestra no Instituto de Ensino e Pesquisas do Hospital Sírio Libanês que a Snomed CT fechou parceria com a Google, Microsoft e IBM Watson.

A Snomed CT está sendo utilizada pelo IBM Watson na pesquisa de câncer. Já a Google está incorporando os termos para realização de comparações e busca de termos médicos, enquanto a Microsoft está utilizando a terminologia na construção de APIs e na integração de dados de saúde.

Saiba mais
 

Academia
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais - RESDITE

A Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais - RESDITE (ISSN 2525-9563) tem como objetivo divulgar produções científicas que abordam o uso de Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) para a atuação profissional e educação na área da saúde.

O foco principal visa publicar contribuições importantes e novos conhecimentos relacionados ao emprego das TDIC na área da saúde, privilegiando a convergência, o empreendedorismo e a inovação, vistos na perspectiva da construção coletiva do conhecimento e enfatizando a confluência entre Educação a Distância (EaD) online e Saúde Digital.

O público-alvo é composto por profissionais multidisciplinares que trabalham e pesquisam a utilização de tecnologias informacionais e computacionais voltadas para a educação em saúde e Informática Biomédica, independentemente da área de conhecimento da qual sejam oriundos.

A RESDITE aceita trabalhos em português, inglês e espanhol, seguindo as normas e recomendações do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editor - ICMJE).

 

Artigo em destaque

Is There Evidence of Cost Benefits of Electronic Medical Records, Standards, or Interoperability in Hospital Information Systems? Overview of Systematic Reviews. Zilma Silveira Nogueira Reis, Thais Abreu Maia, Milena Soriano Marcolino, Francisco Becerra-Posada, David Novillo-Ortiz, Antonio Luiz Pinho Ribeiro. JMIR Med Inform 2017 (Aug 29); 5(3):e26

 

Artigos recentes:

 

Divulgações
__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Próximos eventos e cursos realizados ou apoiados pela SBIS


HIS - Healthcare Innovation Show’17
Quem realiza: Live Healthcare Media
Quando: 25 e 26/10/2017
Onde: São Paulo, SP, Brasil
Website

II Workshop de Jogos e Saúde
Quem realiza: Sociedade Brasileira de Informática em Saúde
Quando: 03/11/2017
Onde: Curitiba, PR, Brasil
Website