Palestrantes


Alvaro Teofilo

Álvaro Teófilo possui atuação de 20 anos na área de Segurança Digital no mercado brasileiro. Foi Chief Security Officer do Citigroup, Banco Santander, do Grupo Caixa Seguradora e Superintendente Executivo no Banco Original, onde fez parte da equipe que lançou o primeiro Banco digital do país e estruturou as equipes de prevenção à fraude e cyber security da Instituição Financeira. Atualmente é o Diretor de Desenvolvimento de Produtos da Tempest Security Intelligence, empresa líder no desenvolvimento de soluções de Cyber Security no Brasil. Foi professor-convidado da Fundace-USP, Fundação Vanzolini e da Academia da Policia Federal do Brasil, painelista do The Economist Intelligence Unit e é membro do Gartner Research Circle. É Formado em administração de empresas, estudou Inovação na Harvard Business School e é graduado no curso de formação de líderes globais de segurança da Carnegie Mellon University.

 


Foto Ana Emilia peq2

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira

Graduação em Odontologia (UFF), com Mestrado e Doutorado pela UNICAMP e Pós-Doutorado/Professora Visitante - University of North Carolina/Chapel Hill-EUA. Professora Associada da UFMA. Presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde - ABTms. Líder do Grupo de Pesquisa SAITE – Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde (CNPq/UFMA). É Coordenadora da Universidade Aberta do SUS/UFMA. Membro integrante da autoria de 25 softwares voltados para gestão, apoio discente e atividades pedagógicas na esfera da educação a distância, registrados pela UFMA no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual–INPI

 


Foto Ana Marta

Ana Marta Branco

Ana Marta Rodrigues Branco – Enfermeira graduada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2004), especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2015). Atualmente atua na área de Tecnologia da Informação do Hospital Sírio Libanês como Analista de Negócios sendo responsável pela Oncologia e pelo módulo de documentação clínica assistencial multiprofissional. Possui experiência com modelagem de arquétipos OpenEHR desde 2015.

 


Foto Beatriz Leao peq

Beatriz de Faria Leão

Beatriz de Faria Leão, Médica (UFGRS 1977), Doutora em Medicina (UNIFESP 1988) com Pós-Doutorado em Informática em Saúde na Universidade Erasmus University em Rotterdam, Holanda (1989-1990). Atua na área de Informática em Saúde desde 1980. É fundadora da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde em 1986. Beatriz alia experência acadêmica, de governo e da área privada. Desde 2006, Beatriz tem atuado pontualmente como consultora internacional na áre de TI em Saúde para a Jhpiego – Johns Hopkings University, para Moçambique. Desde fevereiro 2014, Beatriz atua no Hospital Sírio-LIbanês em São Paulo, como uma das coordenadoras do Curso de Pós-Graduação em Informática em Saúde. Beatriz também lidera o Grupo 1 – Arquitetura da Comissão Especial de Estudos em Informática em Saúde da ABNT, Beatriz é também presidente da SBIS- Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, 2017/2018.

 


Bruno Freire

Consultor Senior de Segurança da Informação com 10 anos de experiência em Testes de Invasão, Processos de SI, Treinamentos, Políticas e Assessments em empresas de diversos segmentos e tamanhos. Bruno atua como líder de equipe para projetos de segurança da informação de Análise de vulnerabilidades, Assessment de Maturidade, Threat Modeling e Computação Forense. Durante 2 anos foi responsável pelo processo de análise de vulnerabilidade e teste de aplicações para o Itaú-Unibanco sendo responsável por todas as empresas da holding, escritórios internacionais e serviços terceirizados.

 


Carlos Nestor Passos

Carlos Nestor Passos é Estatístico com especialização em Qualidade Industrial e de Serviços e Mestre em Engenharia da Produção pela UFBA. Atuou na área pública e privada como Gestor da área de Tecnologia e Processos, em especial o segmento de saúde. Atualmente é Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Santa Casa da Bahia. Ex-membro do conselho técnico do programa SOFTEX na Bahia. Presidiu a Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações da Bahia e do Grupo de CIOs da Bahia. Professor e palestrante na área de Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial.

 


Claudio Giulliano Alves da Costa

Médico, mestre em Informática em Saúde pela Unicamp. certificado em gestão de sistemas de informação em saúde pela HIMSS e também HIMSS Certified Consultant. Já atuou em hospitais, planos de saúde, empresas de TI e setor público. Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atualmente, seu desafio é liderar a FOLKS - Consultoria e Treinamento em Informática em Saúde.

 

 


Consuelo Oliveira Pontes

Consuelo Oliveira Pontes é enfermeira com formação pela Universidade Regional do Cariri, especialista em Saúde da Família pela Faculdade Integrada de Patos e Gestão da Promoção e Prevenção a Saúde na gestão do Corporativismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais e Fundação Unimed e Mestranda em Tecnologia e Inovação em Saúde na Enfermagem, pela Universidade de Fortaleza. Atualmente como Analista em Informática Clínica na PLATISA (Plataforma de Tecnologia e Saúde) na Ceará Saúde e Participações - CSPAR.

 


Davi Sousa Gonçalves

Davi Sousa Goncalves é bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio do Ceará, possui o título de especialista em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) pela Faculdade Farias Brito, é mestrando em Engenharia de Software pela Universidade Estadual do Ceará e possui certificação HL7 pelo Instituto HL7 Brasil. Atua há 13 anos na área de tecnologia da informação. Atualmente é coordenador técnico do RES na holding Ceará Saúde e Participações (CSPAR), braço inovador da federação das Unimeds do Estado do Ceará.

 


Foto Deborah Pimenta

Deborah Pimenta Ferreira de Castilho

Médica pediatra, Adm. em Saúde, Informática em Saúde. SMS/SP – Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Outros vínculos: SPDM – Núcleo de Informações e Controle; HSL – Consultoria. ABNT/CEE Informática em Saúde – GT3 Conteúdo Semântico

 


Foto Edson Amaro

Edson Amaro Junior

Dr. Edson Amaro Jr é médico Neurorradiologista, coordenador científico do Instituto do Cérebro e responsável pela iniciativa de Big Data Analytics do Hospital Albert Einstein e Prof. Livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Formou-se em Medicina pela USP em 1993, e em 2000, defendeu a tese de doutorado em Ressonância Magnética funcional pela Universidade de São Paulo. Realizou pos-doutorado nos 2 anos seguintes no Kings College de Londres e retornou para São Paulo onde criou o grupo de neuroimagem funcional da Universidade de São Paulo e neste mesmo ano iniciou estudos de pesquisa neuroimagem funcional no Hospital Albert Einstein. Em 2015 foi designado para liderar a iniciativa de Big Data Analytics do Hospital Albert Einstein. A instituição que foi escolhida para coordenar o grupo de trabalho do Instituto Coalisão Saúde para Consolidação, Análise e Divulgação de dados de Saúde. Dr. Edson é membro da Organization for Human Brain Mapping deste 1998, orientou 10 alunos doutorado/mestrado, é autor/co-autor de mais de 150 artigos científicos, além de livros e capítulos em revistas científicas. Mantém colaborações ativas com grupos de pesquisa na Inglaterra (Universidades de Nottingham, Surrey e King’s College), Alemanha (Univ. Wurzburg e Marburg), França (Hospital Salpêtriere), Portugal (Univ. Minho) e Estados Unidos (Univ. Harvard) e atualmente é membro do Educational Program - Organization for Human Brain Mapping.

 


Foto Fabio Senne

Fábio Senne

Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). É Coordenador de Pesquisas do Centro Regional de Estudos sobre o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da UNESCO (CETIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Foi um dos responsáveis técnicos pelas análises de mídia temáticas realizadas pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). Colaborou com o Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) da Universidade de Brasília.

 


Foto Flavia Rossana de Melo Vespermann

Flavia Rossana de Melo Vespermann

Flávia Vespermann é Gestora de Tecnologia de Informação na Unimed BH, responsável pelas soluções das unidades assistenciais próprias e da área de backoffice da Cooperativa. Formada em Administração de Empresas pela UFMG, possui MBA em Gestão de Projetos com ênfase em TI pelo IETEC. Flávia possui sólida experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial, tendo atuado em empresas de grande porte nos segmentos Financeiro, Saúde, Telefonia, Mineração, Petróleo e Energia.

 


Heimar de Fátima Marin

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1983), Mestrado em Enfermagem (UNIFESP,1991) e Doutorado em Ciências Biológicas com foco em Informática em Saúde (Biologia Molecular) também pela UNIFESP (1994). Em 1989, ingressou como professora assistente na Disciplina de Enfermagem Obstétrica do Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina. Fez o pós-doutoramento em Informática Clínica no Center for Clinical Computing na Harvard Medical School, Harvard University de 1996 a 1998. Em 2001 fez o concurso de Livre Docência na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 2004, recebeu o título de Fellow do American College of Medical Informatics, tendo sido a primeira brasileira nomeada neste Colégio. Em 2006, tornou-se Professora Titular da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, defendendo a tecnologia e comunicação na enfermagem e na saúde. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde de 2004 a 2008 e Vice-Presidente de 2010 a 2013. Em 2009, assumiu a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Informática em saúde, reformulado em 2010 para Gestão e Informática em Saúde da UNIFESP. Presidiu o IMIA NI SIG (International Medical Informatics Association, Nursing Informatics Special Interest Group) de 2009 a 2012. De 2010 a janeiro de 2013 foi Coordenadora Executiva do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação da UNIFESP e membro do Comitê Gestor do Hospital Universitário/Hospital São Paulo. Em 2009 fundou o Journal of Health Informatics da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e foi editora Chefe ate 2015. Foi convidada pelo CETIC (Centro de Pesquisas e Estatísticas) do NIC.BR-Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR para coordenar cientificamente o projeto de Tecnologias de Informação e Comunicação TIC BRASIL. Foi Vice-Diretora da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP de 2013 a 2015. Atua também Consultora Senior em Informática Clinica no Hospital Sirio Libanês. É Editora-Chefe do International Journal of Medical Informatics, Elsevier. Em 2016 foi eleita membro da American Academy of Nursing, com posse prevista para outubro de 2017 em Washington, DC.

 


Ivan Torres Pisa

Pesquisador na área de informática em saúde, na linha de descoberta de conhecimento e mineração de dados em saúde. Formado em matemática, possui mestrado e doutorado em física aplicada a medicina e biologia e obteve livre-docência em informática em saúde em 2013. Atua como professor no Depto. de Informática em Saúde EPM UNIFESP. Coordena o Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde da UNIFESP, e o curso online de Especialização em Informática em Saúde UAB/UNIFESP.

 


Igor de Carvalho Gomes

Fisioterapeuta (UFPB), mestre em Saúde Coletiva (UEFS/BA), Especialista em Informação e Informática em Saúde (UNIFESP), 12 anos de experiência em Atenção Básica, tanto na assistência (SMS João Pessoa/PB) quanto na gestão de serviços de saúde (Fundação Estatal Saúde da Família FESF-SUS/BA). Atua desde 2013 como Analista de Negócio em Atenção Primária em Saúde na Estratégia e-SUS Atenção Básica no Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS).

 


Joaquim Costa

Joaquim Costa

Joaquim Costa, engenheiro pela Universidade de Pernambuco e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Foi presidente da Agência Estadual de TI do Governo de Pernambuco durante 6 anos, de 2007 a 2012, e atualmente está como Diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS no Ministério da Saúde. Também está, desde janeiro, como vice-presidente executivo da Sociedade dos Usuários de Tecnologia – SUCESU Nacional.

 


Joel Formiga

Joel Formiga lidera as iniciativas de inovação e tecnologia na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, coordenando programas como o Corujão da Saúde e o Remédio Rápido – o primeiro resolveu a fila de quase ½ milhão de pessoas esperando por exames de radiologia e o segundo visa assegurar o suprimento de medicamentos nas farmácias da prefeitura através de uma transformação logística. Engenheiro mecânico formado pelo IME com MBA Executivo pela FIA, ele fez uma carreira internacional como executivo de uma multinacional da área de tecnologia, tendo sido Diretor Geral do Banco IBM e liderado a divisão de Setor Público para aquela empresa na América Latina. Como uma segunda carreira, Formiga – como prefere ser chamado – concluiu um mestrado em Ciências Políticas na USP, tendo trabalhado na assessoria especial do Governador no Palácio dos Bandeirantes antes de se juntar à Prefeitura na Gestão Doria e dando aulas nos MBA´s da FIA.

 


Juliana Souza Zinader

Coordenadora-Geral de Monitoramento e Avaliação do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde (MS). Servidora e Professora do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) cedida para o MS. Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília. Doutora em Ciências/Bioengenharia e Pós-doutoramento em Neuroimagem pela Universidade de São Paulo. Atua também como membro da Comissão de Governança da Informação em Saúde/UFG, auditora sênior do Processo de Certificação de Sistemas Registro Eletrônico em Saúde (S-RES) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e Diretora de Educação da SBIS. Principais áreas de atuação são Engenharia de Software, Informática em Saúde, Estratégias e-Saúde nacional e avaliação e desenvolvimento de S-RES.

 


Foto Klaiton peq

Klaiton Simão

Com trinta anos de experiência em Tecnologia da Informação e vinte anos de atuação na área de saúde, Klaiton Simão é um executivo que busca soluções que aportem qualidade e tragam efetivo valor ao ambiente de saúde brasileiro, por meio do suporte informatizado à gestão e à atividade assistencial de hospitais e operadoras de saúde. Graduado em gestão hospitalar, pós-graduado em e-learning e MBA em Tecnologia da Informação, ocupa há cinco anos a posição de diretor corporativo de TI da rede de hospitais São Camilo de São Paulo, tendo passado também por outras instituições hospitalares e uma operadora de planos de saúde.

 


Foto Lincoln

Lincoln de Assis Moura Jr.

Lincoln de Assis Moura Jr juntou-se à Accenture do Brasil em 2013, onde é Diretor Associado na prática de Saúde. Na Accenture, ele tem participado de projetos relevantes de saúde pública e privada, principalmente relacionados a estratégias de Saúde Digital em ambientes complexos. Lincoln tem um PhD pelo BioMedical Systems Group do Imperial College, de Londres. Ele tem uma longa e ampla experiência em aplicações de tecnologia em medicina e saúde, tendo trabalhado em uma variedade de importantes organizações de saúde pública e privada, como pesquisador, professor e gestor. Lincoln sempre foi líder em ciência e tecnologia aplicada à saúde. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Ele foi, também, Coordenador da Comissão de Informática em Saúde da ABNT, que funciona como comitê espelho do Comitê ISO TC 215. Lincoln atuou na IMIA como VP para a América Latina, Tesoureiro e Presidente (2013-2015). A IMIA - a International Medical Informatics Association (www.imia.org), é uma organização sem fins lucrativos com sede em Genebra, Suíça, que conta com a representação de mais de cem países. Recentemente, Lincoln foi eleito um dos membros fundadores da IAHSI – the International Academy of Health Sciences Informatics (www.imia.org).

 


Foto Louise Pavini peq

Louise Lira Pavini

Farmacêutica generalista graduada pela Universidade Estadual de Londrina em 2012, especialista no Cuidado ao Paciente Crítico pelo Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Sírio-Libanês, concluído em 2015. Atualmente atua na área de Informática Clínica como consultora no Projeto Terminologia de Medicamentos e Boas Práticas para Uso em Prescrição Eletrônica.

 


Foto Luis Kiatake peq

Luis Gustavo Kiatake

Luis Gustavo G. Kiatake é entusiasta do uso da tecnologia na saúde. Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, foi professor na pós-graduação em Segurança da Informação do IPT, SENAC, Uniemp e Unifesp. É colaborador da ISO e membro da ABNT nos comitês de Segurança da Informação e de Informática em Saúde, da qual foi relator do Grupo de Segurança. É membro do HL7Brasil, IHE, colaborador no processo de Certificação de Software SBIS/CFM, representante da SBIS no Comitê de Padronização do TISS (COPISS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e é diretor da E-VAL Saúde.

 


Foto Magdala de Araújo Novaes

Magdala de Araújo Novaes

Atua em saúde digital há mais de 20 anos, coordenando e desenvolvendo projetos com ênfase em telessaúde e saúde móvel, atenção primária e saúde mental. Doutora em Bioinformática pela Université d-Aix Marseille (França), Especialista em Informática Aplicada às Organizações pela Université de Montpellier (França), Graduada em Ciência da Computação pela UFPE. É professora associada de Informática em Saúde do Curso de Medicina e membro da Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE. Fundadora e coordenadora do Núcleo de Telessaúde (NUTES) do Hospital das Clínicas da UFPE, membro do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência (INPD) e membro da atual Diretoria (2017-2018) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - SBIS e da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde - ABTms.

 


Foto Marcia Ito peq

Márcia Ito

Médica (EPM - UNIFESP), tecnóloga em processamento de dados (FATEC-SP), doutora e mestre em engenharia elétrica (EPUSP). É pesquisadora da IBM Research Brazil, professora universitária da FATEC-SP e professora visitante do Departamento de Informática em Saúde da EPM/UNIFESP. Além disso é Secretária Regional São Paulo Leste da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Coordenadora da Comissão Especial de Computação Aplicada a Saúde da SBC, membro da diretoria estendida da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), membro do Grupo de Interoperabilidade da Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde da ABNT. Foi Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ciências de Serviço do Centro Paula Souza em parceria com o Centro para Estudos Avançados da IBM, assessora de informática em saúde no Departamento de Informática da SES-SP e assessora científica da Íntegra Medical. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Informática Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviços de Saúde (Care Coordination), Sistemas de Apoio à Decisão, Epidemiologia Clínica, Engajamento e Aderência de Pacientes e Ciência de Dados.


Paula Gonçalves

Enfermeira graduada pela Universidade Nove de Julho (2008), especialista em Oncologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2009), especialista em Gerenciamento de Projetos Praticas do PMI pelo Centro Universitário SENAC (2013) e especialista em Informática em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2015). Tem experiência com implantação de Prontuário Eletrônico para áreas assistenciais, atualmente atua na área de Tecnologia da Informação no Hospital Sírio Libanês sendo responsável pelo módulo de Prescrição Eletrônica e projetos relacionados à implementação de Sistemas de Apoio à Decisão Clínica.


Regina Tomie Ivata Bernal

Cientista de Dados Especialista em Saúde, Estatística, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP. Consultora do Ministério da Saúde, incluindo organização e realização do VIGITEL Brasil Saúde Suplementar (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito Telefônico), professora de Modelagem Estatística e MBA em Big Data (Data Science) pela ABTEC Associação Brasileira de Educação e Tecnologia (FIAP), Analista Chefe na E-VAL Saúde.


Foto Ricardo Barros peq

Ricardo Barros

Ricardo José Magalhães Barros é Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual de Maringá, em 1981, e especializado em políticas públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2000. Possui mais de 25 anos de experiência na vida pública. Com 28 anos, foi eleito prefeito de Maringá (1989-1993), sua cidade natal, tornando-se o mais novo a assumir o cargo no município. Deputado Federal por quatro mandatos (1995-1998, 1999-2002, 2003-2006 e 2007-2010), sendo líder do governo Congresso em 2002. Além disso, foi secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, do estado do Paraná. Na Câmara Federal, foi reconhecido como um parlamentar articulador, participando como presidente e membro de várias comissões, inclusive como presidente da Frente Parlamentar da Indústria Pública de Medicamentos. Foi Relator Geral do Orçamento 2016, da Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização. Foi membro do Conselho Superior de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), entre o período de 2008 a 2010. E presidente do Conselho Nacional dos Secretários Desenvolvimento Econômico (Conserdic) entre 2011 e 2012. Barros é autor do livro “De olho no dinheiro do Brasil – Orçamento da União, agora você pode participar” publicado em 2007.


Foto Ricardo Santoro

Ricardo Santoro

Formado em matemática, com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas, atua no mercado de TI desde 1990, tendo exercido posições de diretor nas empresas Claro, Telefônica, BCP e Bull onde atuou nos laboratórios de desenvolvimento de produtos da companhia na França. Há cinco anos transferiu-se para o Hospital Israelita Albert Einstein onde atua como responsável pela diretoria executiva de TI.


Foto Ricardo Santos peq

Ricardo Santos

Pós-Doutorado pelo ITA, doutorado em Informática em Saúde pela UNIFESP, mestrado em Engenharia Biomédica pela UNIVAP. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento e implantação de sistemas de informação nas áreas industrial e médica. Especialista em tecnologias de Mineração de Dados e Big Data. Atualmente é cientista na Philips Research Brazil, pesquisador colaborador no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pesquisador na Universidade de Mogi das Cruzes, responsável pelo laboratório de computação aplicada à medicina.


Foto Rui Rijo

Rui Rijo

Rui Rijo é professor de ciência da computação no Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Possui graduação em engenharia pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Trás-os-Montes. Tem mais de dez anos de experiência como consultor sênior de sistemas de informação em Tóquio (Japão), Macau (China), Hong Kong (China), São Paulo (Brasil), Kuala Lumpur (Malásia), Madri (Espanha), Amsterdã (Holanda), Madrid (Espanha) e Lisboa (Portugal), entre outros. Suas publicações incluem capítulos de livros e artigos em renomadas conferências e revistas nacionais e internacionais. Foi presidente da HCist - Congresso Internacional de Sistemas e Tecnologias de Informação na Assistência à Saúde e Social, e é presidente do ProjMAN - Congresso Internacional de Gerenciamento de Projetos 2017, em Barcelona. É também editor associado do International Journal of Web Portals e editor do International Journal of E-Health and Medical Communications. Foi coordenador do programa de Informática Médica (BsC) e atualmente é chefe do mestrado em Gestão de Sistemas de Informação em Saúde. É pesquisador visitante especial na Universidade de São Paulo (USP) com o projeto "Avaliação de softwares de saúde pela perspectiva da relação entre o paciente e os profissionais de saúde". Pesquisador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computradores de Coimbra (INESCC) e do Centro de Pesquisa em Tecnologias da Saúde e Sistemas de Informação (CINTESIS). Seus atuais interesses em pesquisa incluem o gerenciamento de projetos, engenharia de software e sistemas de informação em saúde.


Foto Samuel Frade

Samuel Frade

Engenheiro Informático pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, mestre em Informática médica pela Faculdade de Medicina do Porto e especialista em interoperabilidade e no standard aberto e internacional openEHR. Frequentou Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem São José Cluny antes de ingressar em Engenharia. Atualmente trabalha para a Marand, empresa sediada na Eslovénia, que possui uma plataforma de registos electrónicos de saúde usando o standard openEHR (Think!EHR Platform) com diversos projectos por todo o mundo, desde registos, a prontuários hospitalares e a sistemas de saúde nacionais, os quais tem vindo a desenvolver.


Foto Tiago Damasceno Felipe

Tiago Damasceno Felipe

Com 12 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, o executivo possui amplo conhecimento em planejamento estratégico, gestão de equipes, gerenciamento de projetos, inovação e implantação de tecnologias para melhorias de processos e resultados de negócio em instituições hospitalares. Desde 2011, Tiago vem liderando a modernização do parque tecnológico dos Hospitais Leforte, cuja mais recente novidade é o aplicativo Leforte, que permite o check-in online antes de dar entrada no pronto-socorro, trazendo pioneirismo e um processo totalmente disruptivo na área da saúde no Brasil, além de permitir o agendamento de consultas e exames por meio da plataforma digital. Graduado em Tecnologia da Informação para Gestão de Negócios (FATEC), pós-graduado em Gestão de Projetos em TI (Escola Politécnica da USP), certificado Black Belt (QSP). Um dos autores do livro “Quebrando Paradigmas – O desafio Lean nos hospitais Leforte” publicado em 2017.

 


Foto Vitor Lentini peq

Vitor Lentini Faria

Vitor Lentini é formado em engenharia de Telcomunicações pelo INATEL, tem MBA na FGV e é mestre em engenharia da computação pelo IPT/USP. Vitor trabalhou como Technical Advisor de vários clientes na indústria financeira (Bancos e Seguradoras), se envolvendo em projetos com novas tecnologias e soluções IBM. Ele trabalhou também como mentor de times na criação de Patentes e Artigos na IBM Brasil. Em 2014, Vitor participou da construção da unidade de negócio Watson em LATAM, evangelizando e liderando estrategicamente projetos de Computação Cognitiva nos principais clientes do Brasil. Atualmente, Vitor é o gerente do time de desenvolvimento de produtos em Watson Health, com a missão de transformar a saúde no mundo!