Tutoriais

Todos os tutoriais ocorrerão no dia 27/11 (domingo), nos seguintes horários:
Manhã das 09:30 às 12:30
Tarde das 14:00 às 17:00


T#01

Modelagem da Informação Clínica com Arquétipos OpenEHR

Tutores: Beatriz Leao, Ana Marta Rodrigues Branco, Samuel Frade

 

Manhã+Tarde

 

Objetivo: Tutorial prático no qual os participantes terão a oportunidade de modelar um pedaço de uma história clínica com base nos arquétipos OpenEHR. Os participantes construirão os templates e aprenderão a conectar as terminologias clínicas ao modelos. Ferramentas para construção automática de formulários para prototipagem rápida também serão apresentadas.

 

Obs.: Os participantes deverão levar notebook compatíveis com Windows. Vagas limitadas.


T#02

Certificação SBIS-CFM versão 4.2

Tutores: Eduardo Pereira Marques, Marcelo A. Carvalho Junior

 

Manhã+Tarde

 

Objetivo: Elucidar aos participantes os requisitos de conformidade da Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde SBIS-CFM, detalhando os tópicos de segurança da informação (NGS1 e NGS2), estrutura, conteúdo e funcionalidades mínimas para que um sistema obtenha a certificação, tudo com base na nova versão 4.2 (2016) do Manual de Certificação de S-RES SBIS-CFM.


T#03

Introdução ao Prontuário Eletrônico do Paciente

Tutora: Cristiane Galvão

 

Manhã+Tarde

 

Objetivo: Abordará os aspectos éticos, informacionais, de informatização, demandas da equipe multiprofissional e de gestão em saúde, padrões adotados nacionalmente e internacionalmente, requisitos para desenvolvimentos de softwares, preservação digital, softwares governamentais e softwares livres referentes aos prontuários eletrônicos.


T#04

Como Desenvolver um Prontuário Eletrônico com Foco na Segurança do Paciente

Tutores: Luiz Virginio Junior, Renato Sabbatini

 

Manhã

 

Objetivo: Apresentar as principais recomendações de melhoria de qualidade (funcionalidade, usabilidade, segurança da informação, interoperabilidade, desempenho, etc) para Prontuários Eletrônicos de forma a eliminar deficiências que podem pôr em risco a segurança do paciente.


T#05

Introdução ao Padrão HL7, Interfaces e Motores de Integração – Uma abordagem Prática

Tutor: Paulo Rogério Rades

 

Manhã

 

Objetivo: Introduzir conceitos fundamentais sobre interoperabilidade e suas variantes abordando as barreiras para seu alcance e introduzir os padrões como solução para a interoperabilidade entre sistemas eletrônicos em saúde, equipamentos e dispositivos médicos.


T#06

O Uso de PodCast como Ferramenta de Ensino: do Conceito à Edição

Tutor: Luiz Picelli Sanches

 

Tarde

 

Objetivo: Apresentar aos participantes o conceito da distribuição de objetos de aprendizagem através da Internet. O PodCast apresenta potencial para ser utilizado como ferramenta educacional, tem baixo custo e pode ser facilmente divulgado, podendo ser acessado através de web browsers ou smartphones. A edição poderá ser realizada no notebook do participante.


T#07

Introdução ao Big Data e Suas Aplicações em Saúde

Tutor: Renato Sabbatini

 

Tarde

 

Objetivo: Proporcionar uma introdução compacta e intensiva ao novo campo de análise de grandes volumes de dados na área de biologia, medicina e saúde, e quais são as principais abordagens e soluções técnicas e científicas para a descoberta e aplicação de novos conhecimentos na área.


 

Obs.: Esta é uma programação preliminar, sujeita a alterações sem aviso prévio.