Simpósios

O CBIS 2016 contará com 7 simpósios incluídos em sua programação. Todos os participantes do congresso terão acesso a todos os simpósios, sem necessidade de inscrição adicional.

Clique nos títulos abaixo para ver os detalhes e a programação de cada simpósio.
 

Simpósio Internacional de Padrões em Informática em Saúde

 

Serão apresentados padrões nacionais e internacionais, através de experiências exitosas. Pretende-se fomentar o uso de padrões, e promover o debate de como podem contribuir na interoperabilidade entre diferentes sistemas, registrar a informação clínica, e apoiar na tomada de decisão na área da saúde.

 

Coordenadora: Daiane Maciel (e-Saude Brasil)

 

 

2º Simpósio Goiano de Informação em Saúde

 

Terá como tema “O impacto da informação no cuidado a saúde” cujo objetivo será discutir como as Tecnologias de Informática, Informação e Comunicação em Saúde (TIICS) podem contribuir com atenção a saúde nas suas diferentes dimensões.

 

Coordenadora: Mércia Pandolfo Provin (FF; CGIS-UFG)

Vice-coordenadoras: Rita Goreti Amaral (FF-UFG) e Nádia do Lago Costa (FO-UFG)

 

 

Simpósio de Telessaúde

 

Serão discutidas as aplicações das tecnologias como apoio à saúde, quer seja na tele-educação ou na teleassistência, através da apresentação de experiências brasileiras exitosas. Além disso, pretende-se promover o debate sobre o aperfeiçoamento profissional na área através do reconhecimento na árvore do conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

Coordenação geral: Alexandra Monteiro (UERJ)

                                 Ana Emilia Figueiredo de Oliveira (UNASUS-UFMA)

                                 Ana Estela Haddad (USP)

Coordenação local: Alexandre Chater Taleb (UFG; NUTTs)

 

 

2º Simpósio Internacional de Informatização Hospitalar

 

Em sua segunda edição, o simpósio sobre Informatização Hospitalar será realizado com o apoio da ANAHP e debaterá temas de relevância para o Gerente/Diretor de TI de uma instituição de saúde, tais como tecnologias para alcançar o hospital digital, modelos de maturidade (incluindo o modelo da HIMSS/EMRAM), segurança da informação, certificação digital e integração/interoperabilidade.

 

Coordenador: Cláudio Giulliano Alves da Costa (SBIS)

 

 

Simpósio de Segurança da Informação em Saúde

 

Este simpósio traz à tona a importância, conceitos e práticas da Segurança da Informação aplicada a instituições de saúde, como hospitais, laboratórios, clínicas e operadoras de planos de saúde. É fato que o setor de saúde não está amplamente capacitado nesse assunto. Contudo, dada a crescente informatização e o consequente interesse de hackers nas identidades e informações de saúde, é fundamental a imediata conscientização dos gestores para os perigos e suas consequências, e para os processos, controles e ferramentas de segurança da informação necessários.

 

Coordenador: Luis Gustavo Kiatake (E-VAL Tecnologia)

 

 

Simpósio de Saúde Corporativa

 

Tem por objetivo promover a discussão de conceitos, aplicação, resultados e perspectivas da saúde corporativa no Brasil. Para tanto, serão exploradas experiências nacionais e internacionais, um debate entre os diferentes players da cadeia de saúde (operadora, auto-gestão e empresa de serviço). Ainda fará parte do Simpósio, como a disrupção digital está contribuindo para a saúde corporativa (Wearables, Digital, Analytics e Big Data). Por fim, serão apresentadas as perspectivas para saúde corporativa no Brasil.

 

Coordenadora: Tatiana de Campos Tempel (Accenture)

Vice-coordenador: Lincoln Moura Jr. (Accenture; IMIA)

 

 

2º Simpósio IHE Brasil

 

O simpósio IHE Brasil, em sua segunda edição, tem o objetivo de discutir o estado da arte da implementação dos perfis IHE no Brasil, bem como as estratégias, desafios e esforços para consolidação de iniciativas de interoperabilidade ao redor do mundo. Este ano o tema central é: Interoperabilidade no Brasil, como transformar nossa realidade?

 

Coordenador: Rodrigo Gaete (Núcleo de Tecnologia da Informação DAB/SAS/MS)