RETROSTECTIVA 2009 E PLANOS PARA 2010 DA SBIS
29/12 19:05

Prezados Associados da SBIS,

Inicialmente, desejo a todos que compõe a nossa SBIS (diretores, sócios, parceiros, colaboradores e demais interessados em informática em saúde) um 2010 de muita paz, saúde e sucesso.

Como é de costume, sempre no final do ano fazemos um balanço do ano que se encerra e planejamos o ano seguinte. Sem dúvida é o momento para refletir, pensar e planejar. É um momento único onde todos, realmente, deveriam parar e exercitar a difícil tarefa de planejar.

Como presidente da SBIS, tenho a obrigação de compartilhar com todos uma pequena retrospectiva das nossas ações em 2009 e falar um pouco sobre os nossos planos para 2010. Apesar do longo e-mail, sinto que é importante dividir essas informações com todos da SBIS.

O ano de 2009 foi, mais uma vez, excelente para a SBIS. Conquistamos novos associados, realizamos cursos e congressos, nossos associados participaram ativamente de importantes projetos e decisões relacionadas a informática em saúde no Brasil. Enfim, aos 23 anos, a SBIS está realmente atuando como uma sociedade que atingiu a sua maturidade.

Em resumo, em 2009 fizemos:

1) Estruturação da Diretoria da SBIS - além dos cargos estatutários, definimos atribuições importantes para o melhor funcionamento da SBIS. Detalhes em: http://sbis.org.br/site/site.dll/view?pagina=7.

2) Lançamento da Revista da SBIS - a revista eletrônica científica da SBIS - Journal of Health Informatics (JHI) - teve o seu primeiro número lançado em Outubro, inclusive com uma versão impressa. Conheça a revista em: www.jhi.sbis.org.br

3) PEP 2009 - o congresso Prontuário Eletrônico do Paciente de 2009 foi um grande sucesso. Eram esperados 250 congressistas, tivemos 400. As palestras foram de altíssimo nível, contemplando as necessidades dos iniciantes na área, bem como atendendo aos especialistas. Ainda, ofereceu caminhos para aqueles que buscavam soluções e experiências para implantação de PEPs em suas instituições. Durante o PEP 2009, foi realizada também a reunião anual da IMIA-LAC - International Medical Informatics Association - Latin America and Caribe. Veja as apresentações em www.sbis.org.br/pep2009.
1
4) Workshop sobre Registro Eletrônico em Saúde - a regional SBIS-RJ realizou em Agosto um excelente evento sobre Registro Eletrônico em Saúde no Rio de Janeiro.

5) WIM'2009 - participação ativa no Workshop de Informática Médica durante o congresso 2009 da SBC. Na oportunidade, fomos convidados para compor o comitê de informática em saúde da SBC.

6) Participação em fóruns governamentais - ativa participação dos nossos associados em diversos fóruns e comitês do governo, especialmente no Ministério da Saúde e na ANS, na qual participamos oficialmente do COPISS.

7) Apoio à ABNT - também através da participação dos nossos associados, a SBIS colaborou nos trabalhos do Comitê de Estudos Especiais de Informática em Saúde da ABNT, espelho do TC-215 da ISO. A norma brasileira da Certificação SBIS-CFM está sendo utilizada como referência para a criação de uma norma ISO internacional para certificação de sistemas de Registro Eletrônico em Saúde. Em Maio de 2010, a reunião internacional do TC-215 será realizada no Rio de Janeiro.

8) Apoio ao HL7 Brasil - através de uma parceria muito próxima com o HL7 Brasil, a SBIS tem colaborado na atuação do HL7 no Brasil, principalmente com o apoio na realização de cursos e outras atividades em conjunto, inclusive apoiando oficialmente o Workgroup Meeting do HL7, evento internacional que será realizado em Maio de 2010 no Rio de Janeiro.

9) Apoio ao evento "V Congresso de Tecnologia da Informação em Saúde" realizado pela São Camilo durante a Hospitalar 2009. A SBIS colaborou na organização dos temas e definição das palestras, além de viabilizar um desconto para os nossos associados.

10) Certificação SBIS-CFM - 2009 foi o ano que consolidou o projeto de Certificação SBIS-CFM. Em Abril, lançamos uma nova versão do Manual de Certificação, contendo um texto mais completo e explicativo sobre os requisitos. Durante o ano, realizamos várias palestras e dois cursos sobre a Certificação. Em outubro, foram realizadas as primeiras duas auditorias e dois sistemas foram homologados. Em Dezembro, publicamos
uma nota técnica explicativa. Mais detalhes em www.sbis.org.br/certificacao.

11) Yearbook 2008 - como em todos os anos, a SBIS publicou no seu site o acesso ao Yearbook 2008, publicação ofical da IMIA, com uma seleção dos principais artigos de informática em saúde do mundo.

12) Web 2.0 e redes sociais - a SBIS ampliou sua participação nas redes sociais de forma a estar mais presente na Web. Veja detalhes em: http://www.sbis.org.br/site/site.dll/noticia?pagina=1&item=107.

13) Educação à distância - criado o site da plataforma Moodle de apoio ao ensino e aprendizado: http://sbis.virtual.org.br.

15) SBIS News - boletim eletrônico de noticias profissionais e cientificas, completou um ano de publicação com 180 noticias publicadas, 106 asssinates (exclusivamente para sócios da SBIS).

16) GI de Educação - criada a lista de discussão do Grupo de Interesse de Educação em Informática em Saúde - http://www.yahoogrupos.com.br/group/sbis_educ


O que planejamos fazer em 2010:

1) CBIS 2010 - o XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde será realizado em Outubro em Porto de Galinhas, Pernambuco. Em breve, a chamada de trabalhos será feita. Detalhes em: www.sbis.org.br/cbis2010.

2) Ampliação da Certificação de Software SBIS-CFM - estão programadas para o início de 2010 pelo menos três novas auditorias. Assim, três novos sistemas poderão ser certificados. Além disso, a SBIS irá realizar novos cursos, agora também com foco na preparação de novos auditores para o processo de Certificação.

3) IMIA-LAC - para fortalecer a área de informática em saúde na América Latina, a SBIS estará cada vez mais colaborando e apoiando as ações da IMIA-LAC, inclusive com a realização e participação em eventos latino-americanos.

4) Novos números do JHI - estão programados para 2010 o lançamento de mais edições do Journal of Health Informatics. Além disso, pretende-se ampliar a publicação de outros países latino-americanos no JHI.

5) Projeto Título de Especialista em Informática em Saúde (Certificação Profissional) - como anunciado no PEP 2009, a SBIS pretende em 2010 estabelecer um título de especialista em informática em saúde, para conceder um certificado aos profissionais que atendam aos critérios estabelecidos para conhecimento e experiência na área. Para isso, está constituindo uma Comissão de Educação da SBIS, com a missão de desenhar o currículo mínimo do informata em saúde e estruturar o processo de concessão do título de especialista. A expectativa é organizar durante o CBIS 2010 o primeiro exame de título de especialista. Além disso, pretende-se organizar o sistema de atribuição de créditos de educação continuada (Programa de Aperfeiçoamento Profissional - PAP) e pontuação curricular e constituição do Conselho de Acreditação.

6) Organizar um calendário centralizado de cursos na SBIS Nacional, Regionais e Representantes e dos Grupos de Interesse (cursos, simpósios, seminários, congressos, palestras, reuniões científicas, etc;).

7) Dar continuidade e alavancar as ações do Grupo de Interesse em Educação em Informática em Saúde, sincronizar com outras entidades nacionais e internacionais.

8) Ampliar a oferta de mais cursos à distãncia no nosso portal de EAD. Cursos programados:
 - Versão a distância do curso de certificação SBIS/CFM
 - Curso de atualização científica em informática em saúde
 - Video curso sobre introdução à informática em saúde


Mais que realizar tais ações para 2010, pretendemos aproximar cada vez mais os nossos sócios. É importante que cada membro sócio da SBIS possa realmente atuar em prol da informática em saúde no Brasil. Colaborar com a SBIS é muito mais do que, simplesmente, pagar a anuidade. Realmente, esperamos que todos possam ativamente compartilhar experiências, contribuir com as discussões nos diversos fóruns (lista de discussão, redes sociais...) e, com isso, apoiar e reconhecer as iniciativas da nossa Sociedade.

Caso queiram colaborar com idéias, projetos ou comentários, por favor, enviem para presidente@sbis.org.br.

Mais uma vez desejo um 2010 de paz, saúde e sucesso para todos vocês.

Atenciosamente,

Cláudio Giulliano

________________________________________
Cláudio Giulliano Alves da Costa
Presidente - claudio.giulliano@gmail.com
Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS)
sbis@sbis.org.br      www.sbis.org.br

P.S.: desculpas caso receba esse e-mail mais de uma vez.

Administração do Site


  Voltar

  Enviar esta página por E-mail

  Comunicar Erros na Página

  Imprimir



Powered by :

Ecos Sistemas
Versão 1.22b
Melhor Visualizado com
Internet Explorer 5.0 ou Superior
Resolução de 1024x768
Visitas à Página :

2405
Contato :

Administração
sbis@sbis.org.br